CONEDUemCASA (Online)

VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Seja bem-vindo ao
CONEDUemCASA (Online)!

Faça o login para efetuar o credenciamento.

Mapa do Site

Apresentações de Trabalho
Pôsteres
Minicursos
Lançamento de Livros e outras atividades

Programação
CONEDUemCASA (Online)

Os vídeos das palestras e das mesas-redondas ficarão disponíveis após o evento.
Os links do site serão liberados em até 60 minutos antes do horário da atividade.

Exibir:

02 Dez

08h00 às 12h00 Horário de Brasília

Minicursos

Minicurso 02: Avaliação e estratégias de ensino de habilidades matemáticas a crianças com transtorno do espectro autista

Minicurso 03: Deu branco na educação? embates e conquistas na contínua construção da educação antirracista no brasil

Minicurso 04: Ataques sem nome: os desafios e intervenções contra o cyberbullying na pandemia do covid-19

Minicurso 05:EDU-CANVAS: Uma ferramenta da administração adaptada para a educação

Minicurso 07: Contribuições do ensino por investigação para a formação docente: vivenciando uma atividade investigativa

Minicurso 08: Webquest como recurso didático na estimulação dos estudantes em tempos de aulas remotas

Minicurso 09: Metodologia ativa aprendizagem por pares: uma proposta para aulas online ou presencial

Minicurso 10: Ensino remoto por meio da plataforma padlet: inovação em tempos de pandemia

Minicurso 11: Da academia para a escola: os letramentos, a multiplicidade de informações e as estratégias de resumir e expandir ideias

Minicurso 13: Interfaces da educação emocional e competências
sociemocionais na autoformação docente

Minicurso 14: Como planejar e implementar atividades investigativas em sala de aula?

Minicurso 15: Pesquisa etnográfica em ambientes educacionais
online e offline

Minicurso 16: Abordagem steam:  conceitos, desafios e perspectivas no ensino de ciências

Minicurso 17: A história de uma grande invenção: possibilidades para a organização do ensino da matemática na infância

Minicurso 18: Violência linguística no âmbito acadêmico e direitos humanos

Minicurso 19: Como elaborar o plano educacional especializado?
experiência do aee de niterói

Minicurso 20: Compliance inclusivo e educação:o que você precisa saber?

Minicurso 21: A nanotecnologia como difusora científica no ensino de ciências

Minicurso 22: BNCC e BNC formação de professores, princípios, práticas e implicações no cenário educacional:  qual o fio que as une e as separa?

Minicurso 23: Lições de finanças pessoais

Minicurso 25: Integrando o pensamento computacional na educação básica: uma proposta de formação docente

Minicurso 26:Como utilizar tecnologias digitais para uma aprendizagem híbrida?

Minicurso 27: Aplicação da teoria das inteligências múltiplas como
ferramenta inclusiva interdisciplinar

Minicurso 28: Atendimento educacional especializado com alunos com deficiência intelectual: pressupostos e práticas

Minicurso 29: Pesquisa científica interdisciplinar sobre narrativas literárias e audiovisuais

Minicurso 31: Formação docente para o ensino remoto de línguas

Minicurso 32: Etnobiologia nas escolas: uma educação libertadora

Minicurso 33:  Dissertação de mestrado: o que você precisa saber para escrever uma dissertação de qualidade

Minicurso 34: O desenvolvimento da empatia: conhecimento teórico e prático para profissionais da educação

Minicurso 35: As tecnologias digitais na produção de material educativo acessível

Minicurso 37: A didática no ensino de ciências e biologia: teorias e práticas

Minicurso 38: Como promover o letramento literário em sala de aula

Minicurso 39:  Criação de infográficos para uso na educação à distância

Minicurso 40: Itinerário da palavra: a literatura oral e a cultura popular na formação docente

Minicurso 42: Educação geográfica do agir comunicativo e a formação docente para a geoética universalista

Minicurso 45: Aprendizagem criativa nas aulas de matemática: explorando tecnologias digitais para o ensino remoto

Minicurso 46: Construindo novas trilhas de aprendizagens com wordwall, sketchfab e canva

Minicurso 47: Narrativas transmídia

Minicurso 48: Imersão em competências socioemocionais para educadores: uma prática teórico-vivencial

Minicurso 49: O cotidiano da educação infantil: a documentação pedagógica como instrumento de reflexão das práticas pedagógicas

Minicurso 52: História da cultura escrita

Minicurso 53:  Ética em pequisa e plataforma brasil

Minicurso 54: O processo de adaptação para o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual

Minicurso 56: Mapas conceituais e ensino de matemática: possibilidades para sala de aula

Minicurso 57: Diálogos formativos da mulher-professora

Minicurso 58: O desenho na educação infantil

Minicurso 59:  Como tornar o pensamento visível por meio de tecnologias digitais interativas

02 Dez

09h00 às 10h30 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 01: Educação Científica no Brasil: Avanços e Desafios

Debatedores(as): 
Mário Cezar Amorim (UECE)
Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)

Mediador(a): Nilson Cardoso (UECE) 

02 Dez

10h30 às 12h00 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 02: A formação docente na universidade, no IF e na Educação Básica: construindo espaços de reexistência

Debatedores(as): 
Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (IFAL)
Lúcia de Fátima Santos (UFAL) 
Manuel Álvaro Soares dos Santos (FAFICA)

Mediador(a): Regina Maria Brasileiro (UFAL)
 

02 Dez

12h00 às 13h30 Horário de Brasília

Intervalo

02 Dez

14h00 às 18h00 Horário de Brasília

Apresentação de trabalhos
Modalidade Comunicação Oral

02 Dez

14h00 às 15h00 Horário de Brasília

Palestra 01: Divulgação do Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania

Palestrantes:
Breno Barbosa Cerqueira Alves (CGU)
Adenisio Alvaro Oliveira de Souza (CGU)
 

02 Dez

15h00 às 15h30 Horário de Brasília

Palco CONEDU

Cultural Interativo

02 Dez

15h30 às 17h00 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 03: As políticas educacionais e suas repercussões na escola

Debatedores(as): 
Givanildo da Silva (UFAL)
Inalda Maria dos Santos (UFAL)
Kátia Melo (UFAL)

Mediador(a): Edlene Cavalcanti Santos (UFAL)
 

02 Dez

17h00 às 18h30 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 04: Saúde mental na educação superior em tempos de  pandemia

Debatedores(as):
Suzy Kamylla De Oliveira Menezes (UFAL)
Raíssa Matos Ferreira (UFAL)
Rosiane Oliveira De Amorim (UFAL)

02 Dez

18h00 às 19h00 Horário de Brasília

Intervalo

02 Dez

19h00 às 20h30 Horário de Brasília

Abertura Solene

Conferência de Abertura : Formar Professores: De/cisão para um novo tempo!

Conferencista: Giseli Barreto da Cruz (UFRJ)

02 Dez

21h00 às 21h30 Horário de Brasília

Lançamento de livros

03 Dez

08h00 às 12h00 Horário de Brasília

Minicursos

Minicurso 60: O escape room educacional como estratégia de ensino gamificado

Minicurso 61: A comunicação e o currículo oculto: como impulsionar a transformação da escola no século xxi

Minicurso 62: A falta de identificação dos professores de matemática com a disciplina: a percepção do ensinar sem identificação nas series iniciais do ensino fundamental

Minicurso 63: O ensino em solos na geografia escolar: práticas educativas para a sensibilização e conscientização pedológica

Minicurso 64: História da educação, intelectuais e fontes de pesquisa

Minicurso 65: A construção do conhecimento e variados saberes em múltiplos espaços: jogos e brincadeiras que alfabetizam e letram

Minicurso 66: Estratégias e recursos didáticos alternativos para o ensino de botânica

Minicurso 67: Formação continuada do professor centrada na escola: concepções e importância

Minicurso 68: A hora é agora: BNCC do ensino fundamental e a utilização das tecnologias em sala de aula.

Minicurso 69: Formação em primeiros socorros e prevenção de acidentes aplicados ao ambiente escolar

Minicurso 70: A inclusão do aluno autista na escola pública: desafios e possibilidades

Minicurso 71: Capacitismo na escola: desconstruindo estigmas

Minicurso 72: Mandala do conhecimento - teatro de bonecos e educação ambiental

Minicurso 73: Possibilidades de uso do google earth como
ferramenta de aprendizagem na educação básica

Minicurso 74: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a transversalidade: educação financeira e cooperativismo nas escolas

Minicurso 75: Marie Curie: abordagem histórica da radioatividade

Minicurso 76: Facilitando o ensino e a aprendizagem de botânica na educação básica

Minicurso 77: Escrita acadêmica criativa: prazer em escrever!

Minicurso 78: A sequência didática interativa como metodologia ativa, complexa e dialógica para o ensino de ciências

Minicurso 79: Produção de atividades interativas utilizando os recursos digitais: quizizz e o word wall

Minicurso 80: O protagonismo do estudante mobilizado pelas tecnologias digitais

Minicurso 81: Pesquisa colaborativa em educação especial

Minicurso 82: O ensino de história e cultura africana e afro-brasileira: uma análise de práticas docentes que viabilizam uma educação antirracista nos municípios de Vitória da Conquista-BA e Porto Seguro-BA

Minicurso 83: Ludicidade mediando o ensinar matemática para crianças com TDAH

Minicurso 84: Jogos com materiais recicláveis como recurso didático nas aulas de matemática

Minicurso 85: Ensino remoto dos conteúdos das ciências naturais: propondo metodologias ativas

Minicurso 86: Citações em trabalhos acadêmicos conforme a ABNT

Minicurso 87: Técnicas didáticas para gestão da sala de aula com base no clima escolar e altas expectativas

Minicurso 88: Práticas pedagógicas inclusivas na sala de aula e o atendimento das necessidades educativas de estudantes com deficiência visual

Minicurso 89: Educ@ção midiática?!?!  #demorou

Minicurso 90: Introdução à libras para profissionais da educação

Minicurso 91: Como identificar demandas de saúde mental nos alunos: promoção de saúde e prevenção de agravos.

Minicurso 94: Autismo nas escolas públicas

Minicurso 95: Audiodescrição: usos, possibilidades e inclusão pedagógica no ensino de ciências

Minicurso 97: Educação em direitos humanos e os conteúdos cordiais no ensino de ciências.

Minicurso 98: O que podem as pesquisas com crianças?

Minicurso 99: Iniciação científica aplicada na educação básica

Minicurso 100: Ensinando matemática a partir dos gêneros textuais para os anos iniciais do ensino fundamental.

Minicurso 101: Qual a cor do sol?

Minicurso 102: Educomunicação e o diálogo de saberes

Minicurso 103: As histórias como meio pedagógico

03 Dez

08h30 às 10h00 Horário de Brasília

Sessão Temática 01: Literatura (desmontada) entre os fios: uma ação política e criativa do leitor-autor

Debatedor(a):
Elisabeth Silva De Almeida Amorim (UEBA)

03 Dez

08h30 às 10h00 Horário de Brasília

Sessão Temática 02: Gamificação na educação: o que é e como pode ser aplicada

Debatedor(a):
Priscila Mirele Lins Gomes (UPE)

03 Dez

08h30 às 10h00 Horário de Brasília

Sessão Temática 03: O atendimento educacional especializado na educação infantil

Debatedor(a):
Fernanda Viannay Siqueira Dos Santos (UFF)

03 Dez

11h00 às 12h00 Horário de Brasília

Palestra 02: Avaliação da aprendizagem articulada com avaliação Institucional e do Sistema de Ensino

Palestrante:
Cipriano Luckesi (UFBA) 

03 Dez

12h00 às 13h30 Horário de Brasília

Intervalo para almoço

03 Dez

13h30 às 14h00 Horário de Brasília

Palco CONEDU

03 Dez

14h00 às 18h00 Horário de Brasília

Apresentação de trabalhos
Modalidade Comunicação Oral

03 Dez

15h00 às 16h30 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 05: Mitos e verdades em torno da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista

Debatedores(as):
Ailton Barcelos da Costa (UFSCar)
Alessandra Daniele Messali Picharillo (UFSCar)
Elaine de Carvalho Silva (UFSCar)
 

03 Dez

16h30 às 18h00 Horário de Brasília

Palestra 04: Compliance inclusivo e educação: o que você precisa saber?

Palestrante:
Flávia Marçal (UFPA) 

03 Dez

16h30 às 18h00 Horário de Brasília

Palestra 05: Inclusão educacional ancorada na tecnologia assistiva: uma prática pedagógica que atenda à diversidade em tempos de pandemia

Palestrante:
Aimi Tanikawa De Oliveira (FIOCRUZ) 

03 Dez

16h30 às 18h00 Horário de Brasília

Palestra 06: A utilização dos recursos e plataformas digitais: desafios vividos pelos professores nas práticas pedagógicas em tempos de pandemia- o que ficou? Quais as possibilidades a seguir? 

Palestrante:
Daniela Pedra Mattos (UFPEL)

03 Dez

18h00 às 19h00 Horário de Brasília

Intervalo

03 Dez

19h00 às 21h00 Horário de Brasília

Apresentação de trabalhos
Modalidade Comunicação Oral

04 Dez

08h00 às 12h00 Horário de Brasília

Apresentação de trabalhos
Modalidade Comunicação Oral

04 Dez

08h30 às 10h00 Horário de Brasília

Sessão Temática 04: A educação que conecta e transforma: o papel da escola e a busca por políticas lgbtqia+ em âmbito escolar em combate ao preconceito e discriminação

Debatedor(a):
Wanderley Leão (INSTITUTO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO)

04 Dez

08h30 às 10h00 Horário de Brasília

Sessão Temática 05: Educação intergeracional na prática

Debatedores(as):
Fernando Afonso Nunes Filho (UFT)
Neila Barbosa (UFT)
Miliana Augusta Pereira Sampaio (UNITINS)
 

04 Dez

08h30 às 10h00 Horário de Brasília

Sessão Temática 06: Gênero e educação física escolar

Debatedor(a):
Siony Rocha De Sousa (UNIVASF)

04 Dez

10h30 às 11h00 Horário de Brasília

Palco CONEDU

04 Dez

11h00 às 12h00 Horário de Brasília

Palestra 07: Paulo Freire: Outro paradigma pedagógico?

Palestrante:
Miguel Arroyo (UFMG, Faculdade de Educação) 

04 Dez

12h00 às 13h30 Horário de Brasília

Intervalo para Almoço

04 Dez

14h00 às 18h00 Horário de Brasília

Apresentação de Trabalhos

Modalidade Comunicação Oral

04 Dez

14h00 às 18h00 Horário de Brasília

Apresentação de trabalhos

Modalidade Pôster

04 Dez

16h30 às 18h00 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 06: O livro em braille como instrumento de resistência ao processo de "desbrailização" em tempos de ensino remoto

Debatedores(as):
Hylea De Camargo Vale Fernandes Lima (IBC)
Fernando Da Costa Ferreira (IBC)
Geni Pinto De Abreu (IBC)

04 Dez

16h30 às 18h00 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 07: O padlet como ferramenta de mediação leitora aplicada ao ensino de literatura

Debatedores(as):
Maria Leuziedna Dantas (UFPB)
Francisca Luana Rolim Abrantes (UFCG)
Risonelha De Sousa Lins (UERN)

04 Dez

16h30 às 18h00 Horário de Brasília

Mesa-Redonda 08: Apresentação e discussão dos resultados iniciais da pesquisa: aplicativo digital orientado para o professor que educa o aluno com autismo e t21 (sindrome de down): uma pesquisa participativa-colaborativa

Debatedores(as):
Sandra Cordeiro De Melo (UFRJ)
Marinalva Silva Oliveira (UFRJ)
Ricardo Marciano Dos Santos (UFRJ)
 

04 Dez

18h00 às 18h20 Horário de Brasília

Apresentação CONEDU na Escola

04 Dez

18h20 às 18h30 Horário de Brasília

Encerramento
 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Perguntas frequentes

O credenciamento é feito automaticamente, sempre que você clica para assistir as palestras, basta que tenha realizado o login com seu e-mail e CPF cadastrados.
Para as palestras, mesas e conferências, não haverá lista de presença, apenas o credenciamento que é feito ao acessar a programação com seu e-mail e CPF. Nos minicursos/oficinas, para registrar a presença, você deve informar o nome completo no chat da sala.
Basta acessar: https://www.conedu.com.br/evento-online e clicar em "ASSISTIR AGORA" na programação desejada.
Não é necessário baixar o Zoom, no entanto, ter o aplicativo em seu computador/celular pode facilitar seu acesso às salas. Você consegue fazer o download em: https://zoom.us/download
Após clicar "ASSISTIR AGORA" você será redirecionada (o) para uma nova página. Basta clicar em "INGRESSE COM SEU NAVEGADOR", na parte de baixo da página e aguardar ser aceito na sala.
Você consegue acessar as informações sobre a sua apresentação em Área do Participante >> Trab. Científicos (Anais) >> Visualizar Trabalho.
Basta acessar: https://www.conedu.com.br/evento-online e clicar no botão "POSTERES", na lateral superior direita.
Não. Todos os participantes que estiverem com o pagamento da taxa de inscrição regularizado poderão assistir às apresentações, basta acessar https://www.conedu.com.br/evento-online selecionar a sala e clicar em "ASSISTIR AGORA".
Infelizmente, as inscrições nas oficinas já encerraram, mas você ainda pode acessar toda a programação disponível, como palestras e mesas redondas, e garantir seu certificado de participação.
Em até 15 dias úteis, após o fim do evento, o certificado estará disponível para download através de sua área do participante. Mas não precisar ficar conferindo todos os dias. Você receberá um e-mail assim que o certificado for disponibilizado.
Os pôsteres ficarão, automaticamente, expostos durante a programação do evento. Os avaliadores e demais participantes poderão deixar comentários, dúvidas ou sugestões. Sempre que for adicionado um comentário ao seu pôster, você receberá um e-mail notificando. Não será preciso enviar vídeo ou fazer apresentação oral do mesmo
Não é necessário. A apresentação será ao vivo, no dia e horário que está em sua área do participante. Basta acessar a sala, aguardar ser chamada (o) e fazer a apresentação oral de seu trabalho.
Programação Trabalhos Atividades Pôsteres Ajuda?