Comunicação Oral (CO)

INFORMAÇÕES GERAIS

Autoria e submissão:

O(a) autor(a) principal submete o trabalho e seleciona os coautores (todos devem efetuar o pagamento);

O(a) orientador(a) deve estar cadastrado no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo autor no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (Somente é obrigatório caso o mesmo queira figurar como coautor e/ou participar do evento).

Quantidade de trabalhos para Comunicação Oral:
Trabalhos como autor(a) principal: 2 (dois);
Trabalhos como coautor(a): 3 (três);
Participantes por trabalho: 6 (seis) incluindo autor(a), coautores e orientador(a).
 
Categorias aptas a submeter em Comunicação Oral: A partir de alunos de graduação. Os coautores poderão ser vinculados a partir de alunos de ensino médio ou técnico.
 
IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos nesse novo prazo, independente da categoria de inscrição dos autores e coautores, não contarão com apresentação online ou presencial no evento.
 
 
ENVIO DE TRABALHOS:
 
• Primeira fase: Envio de Resumos
 
O(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo entre 200 e 300 palavras, no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver.
Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
  
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas propostas pelo evento.
Após o resultado/aceite de avaliação do resumo, o participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão segundo as normas da segunda fase.
 
• Segunda fase: Envio do Trabalho completo
 
SUBMISSÃO
 
O autor deverá submeter na base da Área do Participante o arquivo do trabalho completo conforme especificações detalhadas abaixo:

Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman
 
TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
 
Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a) (quando for o caso) (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.
O(a) orientador(a) deve estar cadastrado(a) no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo(a) autor(a) no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (Somente é obrigatório caso o(a) mesmo(a) queira figurar como coautor(a) e/ou participar do evento).
 
Resumo: um único parágrafo de 200 a 300 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho o referencial teórico-metodológico e os principais resultados.
Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
 
Artigo: deverá conter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Referencial Teórico (pode vir anexo à introdução), Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências de acordo com a ABNT.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Atenção:
Artigos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o professor orientador.
 
As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
 
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
 
Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
 
Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
 
Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
 
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
 
Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
 
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

PARA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL:
 
Condições para a apresentação de trabalho: 
Trabalhos aprovados pela Comissão Científica;
Pagamento da taxa de inscrição (autor e coautores) regularizado até a data limite da última chamada.
 
Comunicação Oral 
Forma: Apresentação oral, em forma de roda de conversa sem recursos multimídias;
Tempo de apresentação: 10 minutos
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.
 
 
PARA PARTICIPAÇÃO ONLINE:
 
Os trabalhos submetidos nesse novo prazo (a partir do dia 16 de Setembro de 2022), independente da categoria de inscrição dos autores e coautores, não contarão com apresentação online ou presencial no evento.
 
Para garantir o certificado de apresentação, o autor principal precisará estar credenciado (presencial ou online) bem como enviar o arquivo de apresentação através do sistema. Não esqueça esses detalhes!
 
IMPORTANTE: O modelo de apresentação deverá ser enviado em formato PDF.
 
Na categoria Online, o credenciamento será realizado através da página principal do evento, utilizando seu e-mail e CPF cadastrados no momento da inscrição.
 
Se você precisa de alguma atualização na inscrição, entre em contato conosco via e-mail ([email protected]) até 3 de outubro para podermos te ajudar!

CONHEÇA NOSSOS GRUPOS DE TRABALHO

Apresentar elementos relacionados à formação inicial e continuada de professores e seus marcos legais. Debater sobre os currículos dos cursos de formação. Discutir os diferentes saberes, as práticas e o papel dos programas de ensino, pesquisa e extensão na formação dos professores. Apresentar as reflexões sobre identidade e profissionalização docente.
 
Coordenador(a):
Karyne Soares Duarte Silveira (UEPB)
Evidenciar o contexto político-educacional contemporâneo da Didática, evidenciando a ação docente. Analisar as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Refletir sobre as políticas de currículo. Compreender o currículo como cultura, poder e ética.
 
Coordenador(a):
Jessica Kelly Sousa Ferreira
Discutir os estudos sobre a História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições; Cultura e práticas escolares.
 
Coordenador(a):
Rosangela Silva Oliveira (UEMA)
Compreender os estudos das áreas do conhecimento da Sociologia, Filosofia e da Psicologia e a interface com a Educação. O ensino e a prática docente.
 
Coordenador(a):
Jussara Natália Moreira Belens de Melo (UEPB)
Analisar as relações entre os sujeitos e os processos educativos no contexto social e político. Compreender as questões que envolvem os movimentos de diferentes campos, tais como: Educação Popular, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e diversas formas de expressão - Mulheres, Negros, Homossexuais, Jovens - ressaltando o caráter identitário e o direito ao exercício da cidadania. Discutir as possibilidades didático-pedagógicas dos processos educativos, para seu fortalecimento.
 
Coordenador(a):
Ribamar Ribeiro Junior (IFPA)
Apresentar os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; a construção de uma educação antirracista; a formação de professores, o processo político-pedagógico e o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da escola básica; a inclusão social, a diversidade, a pluralidade e a cidadania no sistema educacional; a valorização e a efetivação da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena; as implicações político-pedagógicas da educação das relações étnico-raciais na prática pedagógica
 
Coordenador(a):
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Compreender os estudos com interface entre Educação, Sexualidade e as relações de gênero. Explorar ainda os conceitos de identidade de gênero; sexismo; misoginia, violência de gênero, diversidade sexual e de gênero; LGBTfobia, cis-heteronormatividade, dentre outros.
 
Coordenador(a):
Sirlene Mota Pinheiro Da Silva (UFMA)
Analisar a utilização de múltiplas linguagens em contextos educacionais. Investigar as noções de letramento e alfabetização e suas reverberações para os campos da Linguística e da Educação. Compreender as relações entre linguagem, corpo e estética e suas potencialidades para os processos de formação humana em diferentes espaços e tempos educativos.
 
Coordenador(a):
Jean Carlos Goncalves (UFPR)
Destacar as nuances dessa etapa da escolarização, sistemas de ensino, avaliação e projeto político-pedagógico para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Discutir os objetivos da Educação Infantil para a integralização de todas as etapas do desenvolvimento infantil envolvendo seus múltiplos aspectos e as relações familiares e sociais.
 
Coordenador(a):
Tania Serra Azul Machado Bezerra (Universidade do Porto)
Discutir as políticas educacionais de acessibilidade nos diferentes segmentos educacionais e setores da sociedade civil. A formação de professores para o atendimento educacional especializado para atender ao público da educação especial - deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
 
Coordenador(a):
Ezer Wellington Gomes Lima (UNIVASF-PE)
Compreender a complexidade dos processos educacionais que se preocupam com a eliminação ou minimização das exclusões a partir de referenciais fundamentados nos Direitos Humanos em vinculação com perspectivas interculturais, sociopolíticas e psicológicas que contribuem para a compreensão do cotidiano educacional. Os estudos que ele compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, relativos a assuntos como: poder; saber; corporeidade; descolonização; igualdade/desigualdade; diferenças; culturas, políticas e práticas educacionais; práticas discursivas; diversidade; justiça social; cidadania e valores.
 
Coordenador(a):
Sandra Cordeiro De Melo (UFRJ)
Promover o debate sobre os estudos voltados para a educação oferecida para pessoas jovens, adultas e idosas. A agenda, as estratégias, os direitos, os deveres e as responsabilidades para este segmento. As modalidades: presencial, à distância, restrição, privação de liberdade e gerontológica.
 
Coordenador(a):
Elisabete Carlos Do Vale (UEPB)
Compreender o Ensino de Matemática; Formação de professores; Matemática e suas tecnologias; Processos cognitivos e linguísticos. A Matemática como um campo de investigação multidimensional.
 
Coordenador(a):
Abigail Fregni Lins (UEPB)
Promover o debate envolvendo a educação ambiental na sociedade contemporânea. Analisar criticamente de modo que a comunidade escolar tenha uma visão mais ampla sobre as possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais, a conscientização da preservação do meio ambiente, a manutenção do desenvolvimento urbano e a economia local.
 
Coordenador(a):
Jocielys Jovelino Rodrigues (UFCG)
Compreender o ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras como centro de discussão nos estudos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística no ensino básico. Destacar as habilidades comunicativas, políticas de pluralismo linguístico, o currículo e as práticas docentes.
 
Coordenador(a):
Lino Dias Correia Neto (UFCG)
Problematizar sobre as abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos. As dimensões histórica e filosófica no Ensino de Ciências. Apresentar as possibilidades de promover a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem relacionada à difusão e à popularização da ciência e tecnologia. Debater os aspectos multi e interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências.
 
Coordenador(a):
Amanda Lys Dos Santos Silva (UFAL)
Destacar as produções em diferentes áreas do conhecimento que contemplem atividades educacionais, favorecendo as discussões para a revisão dos processos de ensino e aprendizagem, incluindo a Educação em Espaços não escolares. Analisar a interconexão Educação e Arte - Teatro, Artes visuais, Dança, Literatura, Música - na prática docente.
 
Coordenador(a):
Thaís Fernandes De Amorim (UFPA)
Refletir sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar. Analisar as experiências de Educação Emocional. Discutir a questão da formação docente em Educação Emocional. Compreender as relações entre Educação Emocional e Práticas Integrativas e Complementares. Compreender a relação saúde e Educação Emocional. Examinar a Educação Emocional como instrumento de empoderamento de grupos populares e pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
Coordenador(a):
Marilene Salgueiro (UFPB)
Refletir sobre as intersecções entre as Tecnologias e a Educação, narrativas e culturas digitais, tecnologia digital, redes, games na perspectiva educacional, investimentos públicos. O professor e as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
 
Coordenador(a):
Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)
Promover debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho. Discutir as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado. Analisar práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.
 
Coordenador(a):
Flávia Coelho Ribeiro (FIOCRUZ)
Tem por objetivo constituir-se como um espaço tempo de interseção e encontro de estudos produzidos pelos subcampos das políticas educacionais e das políticas públicas, reunindo pesquisadores e estudantes que tenham por interesse ou objeto de estudo as políticas públicas de educação, abordadas tanto em sua dimensão teórica e epistemológica como em sua dimensão prática, isto é, a partir de sua implementação ou execução.
 
Coordenador(a):
Edlene Cavalcanti Santos (UFAL)

VIII Congresso Nacional de Educação

Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade